Sol e Lua Homepage Sol e Lua Homepage

 

 

SÍMBOLOS ESOTÉRICOS

 
Yin-Yang - é um símbolo que representa a interação entre as duas energias que juntas são o fundamento da "totalidade". Representa o equilíbrio entre as forças contrárias: negativo e positivo, bem e mal, preto e branco. Representa o limiar entre os opostos, como se um estivesse contido no outro, em eterno movimento, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.

Cruz de Nero - É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo.


Circulo - Símbolo universal do infinito, do universo. Pode representar o Tudo ou o Nada, dependendo da interpretação. Também é conhecido como o "olho fechado de Deus". Ele pode conter a criação, a fertilidade e a origem da vida. Um símbolo universal de unidade, totalidade, infinito, representando a Deusa e o poder Feminino. Para as religiões centradas na Terra é um símbolo que representa o Sagrado Feminino, a Mãe Terra e o Espaço Sagrado.


Circulo Dividido - O círculo dividido por uma reta horizontal representa a primeira divisão do Princípio Divino em duas polaridades opostas e complementares - uma masculina e outra feminina, uma ativa e outra passiva. Uma das crenças mais difundidas apresenta o mundo como nascendo de um ovo cósmico que, separando-se em dois, origina.


Circulo com Cruz - Símbolo do momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino.


Circulo com Quadrado - Representa o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.


Circulo com Triangulo - Simboliza o ternário Divino, ou princípio espiritual, dentro da totalidade.


Quadrado - Símbolo da matéria e da passividade. Cada um dos seus lados representa um dos elementos da natureza: água, fogo, ar e terra. Também pode representar os quatro pilares da sabedoria humana: Ciência, Arte, Filosofia e Religião.


O Ponto - Simboliza a Origem, a Divindade, o Princípio da Criação, a primeira emanação de Deus.


Estrela de Seis Pontas - Também chamada "Estrela de Davi". As duas naturezas, a masculina e a feminina, se interpenetram e se harmonizam, formando uma figura inteiramente nova. Mas, apesar da interação perfeita, ambos os princípios originais conservam sua individualidade. A estrela de seis pontas é considerada, por isso, também um símbolo do matrimônio perfeito. Simboliza os processos de involução e evolução. O triângulo que aponta para baixo representa a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres que tendem a se divinizar cada vez mais.


Estrela de Cinco Pontas - Também chamada de pentagrama, a estrela de cinco pontas, feita com apenas um traço, é símbolo de rica significação, a qual tem sido mudada no decorrer da História. Considera-se, em geral, que ela represente os cinco sentidos com os quais o homem se comunica com o mundo. Pode representar também o próprio homem ideal unificado, onde cada uma das pontas representa a cabeça e os quatro membros do corpo humano. HEXAGRAMA Ligação entre Deuses e homens. É um antigo e poderoso símbolo mágico. Este símbolo consiste em um hexagrama de dois triângulos entrelaçados (um voltado para cima e outro para baixo). O selo de Salomão simboliza a alma humana, sendo utilizados por bruxos e magos cerimoniais para encantamentos, conjuração de espíritos, sabedoria, purificação e reforço dos poderes psíquicos.

Estrela de sete pontas, ENERGIA MÁGICA Septograma - É o símbolo da síntese, e do poder místico. O número 7 é um número integrador, o qual representa a ordem hierárquica do pensamento místico clássico: Há sete esferas planetárias regidas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do Arco-íris, sete dias da semana e sete notas musicais distintas em uma escala diatônica.

Estrela de cinco pontas - PENTAGRAMA representa os cinco elementos, Terra, Ar, Fogo, Água e o Espírito. É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito. Em Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.


Estrela de Davi em Circulo - É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.


Octograma ou estrela de oito pontas - símbolo de renegação , ligado ao I ching. 


Lua e Estrela - Simboliza poder para transportar através do cosmos.


Fita entrelaçada Sem Fim - Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também é usada para fortalecer o pacto entre pessoas e organizações.


AUM - É uma sílaba constituída por três letras: A, U e M, e pronuncia-se OM. AUM é o símbolo universal do Yoga e do Hinduísmo. É a semente de todos os Mantras e de toda a Consciência. Nesta sílaba, 'A' representa o Criador, a Criação, o Fogo, a Ação, Brahma; 'U' representa o Conservador, o Sol, a Consciência, Vishnu; 'M' representa o Destruidor, o Vento, a Vontade, Shiva. Ela reúne os três grandes poderes-divindades do panteão brahmânico. É o mais poderoso de todos os mantras. Quando se escreve o AUM em caracteres sânscritos (devanagri), ele se torna um símbolo gráfico e é denominado Yantra.


OM - Símbolo hindu o "Deus Maior" representa conhecimento espiritual. Muitas tradições utilizam este símbolo para meditação. 


Olho de Hórus - É um outro antigo símbolo egípcio muito usado na feitiçaria moderna. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho. OLHO DE HÓRUS Representa a vitória sobre as batalhas, usado para afastar o mal. O Olho de Horus (wedjat) é um poderoso símbolo do antigo Egito usada para atrair saúde, prosperidade e sabedoria. 


Lemniscate - Ou "oito deitado" representa o infinito, eternidade, e potencial divino.


TRISKELIUM (ou triskle) Anciã; nascer, viver e morrer; os mundos celtas (Terra, Céus e Mares). Também é um símbolo de proteção.


Cruz com Laço no Topo - Também conhecida como "Cruz Ansata", é um antigo símbolo egípcio que simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. É usada por vários bruxos contemporâneos em encantamentos e rituais que envolvam saúde, fertilidade e adivinhação.


Bogha Bride (Cruz Solar) - Símbolo que representa os ciclos de nascimento, vida e morte da Deusa, usado por inúmeras culturas pagãs.


A árvore da vida - símbolo da Cabala representando criação e existência. 


Terra - Estabilidade, solidez, prosperidade, sucesso, fertilidade, estruturação, força de vontade.


Ar - Conhecimento, inspiração, criatividade, harmonia, liberdade. habilidades psíquicas.


Fogo - Energia, vigor, purificação, transformação, mudança, paixão, sexualidade, coragem.


Água - Emoção, sentimento, amor, inconsciente, felicidade, simpatia, intuição.


Triangulo Eqüilátero - A natureza tríplice de Deus (criação-conservação-destruição). Simboliza os ternários ou tríades sagradas, conceito comum à maioria das religiões (exemplo: a tríade hindu Brahma-Shiva-Vishnu, ou a tríade taoísta Ying-Yang-Tao). O triângulo eqüilátero é de natureza neutra, representando o perfeito equilíbrio entre os três aspectos da Divindade.


Triangulo Isósceles Positivo - O triângulo com dois lados iguais e o ápice voltado para cima simboliza o ternário masculino, evolutivo. Representa o anseio do espírito em se libertar da matéria.


Triangulo Isósceles Negativo - Esse mesmo triângulo, com o ápice para baixo, representa o ternário feminino, o processo de involução. Representa a Mãe, o feminino. Ou seja, o princípio espiritual penetrando e vivificando a matéria. A faculdade geradora e reprodutora, a expansão visível de Deus no espaço e no tempo.


Cruz - Formada pela intersecção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, a cruz representa o quaternário espiritual e neutro. Aqui, o Princípio Divino e a Terra estão combinados em harmonia. A cruz representa os 4 elementos, terra, ar, fogo e água.


Traço Horizontal - Simboliza o princípio passivo ou estático, feminino. Representa também o plano da Terra, onde a vida flui e tudo se move no mesmo plano.



Traço Vertical - Simboliza o princípio ativo ou dinâmico, masculino e positivo. Traçado de alto para baixo representa o poder do espírito no ato de penetrar na matéria; no sentido inverso, representa o anseio do espírito, já integrado na matéria, de liberar-se e voltar à Origem.


Símbolo da Bruxa                                     Bênçãos


Força Física e Espiritual                              Paz


Proteção                                                   Círculo Mágico


Ruína, Términos