Sol e Lua Homepage Sol e Lua Homepage

 

 



A ÁGUA

A água é o símbolo da purificação em qualquer cerimônia e ritual, pois é a ponte que nos conecta com a espiritualidade, defende o nosso corpo das energias nocivas e harmoniza as energias da nossa casa. Pode ser usada tanto para purificar, como também para energizar, proteger e benzer. Enfim, é ela que leva embora o que não tem mais serventia para nós. A água é fonte de vida e meio que facilita a relação do ser humano consigo mesmo e com Deus.
Na visão mitológica, a água, da qual o oceano é sem dúvida o maior símbolo, traz consigo as sementes da vida, os segredos e os fermentos de suas múltiplas formas.

Os sacerdotes do antigo reino dos faraós louvavam a importância da água, pois, para eles, as coisas presentes no mundo só podiam existir graças à ação da umidade - as águas provenientes dos templos eram dádivas dos deuses e consideradas sagradas pelos súditos. Na sua época ( século XIX ) , a obstreticia era ainda muito rudimentar , sendo que a maioria dos partos eram realizados a domicilio, por parteiras ou por irmãs de caridade. Os partos realizados pelas freiras, cuja incidência letal era muitas vezes inferior à daqueles realizados por médicos no hospital. Chamou a atenção do médico a única diferença entre os dois tipos de atividades: que as religiosas lavavam suas mãos em água benta para "santificar o ato " . A água é usada desde o inicio da vida em vários momentos: batizados, rituais, cerimônias, no sustento do corpo, simpatias, onde se utiliza desde água dos rios, do mar, cachoeira, enfim, em procedimentos cirúrgicos, purificação, agradecimentos, limpezas, etc, está presente em todas as fazes da vida a toda hora e muitas vezes esta sendo usada de forma incorreta.



  

Usando a água

Deve ser usada sempre que houver um desequilíbrio energético. Não é preciso nenhum ritual mágico para limpar o corpo e a alma ou até mesmo para afastar a desarmonia dos ambientes. Um ritual é um conjunto de atitudes e atos que praticamos, com significados energéticos específicos, para impressionar nossa mente e fazê-la se comunicar com a mente universal através dos símbolos empregados.

Precisamos dos rituais porque ainda estamos treinando nossa mente para atingirmos a mente universal. Os rituais são degraus para chegarmos à mente cósmica. Estamos nos aproximando de um tempo onde esta intermediação não será necessária, pois estaremos em total conexão com o cosmos; por esta razão, os rituais estão ficando cada dia mais simples; quanto mais simples um ritual, mais próximo da Nova Era ele se encontra. Os Xamãs utilizam a água em rituais de purificação e renovação do ser interior. Os lugares mais adequados são os fluxos naturais de água, pois guardam a força viva da natureza em si.



Limpando

As energias nocivas (chamadas anteriormente de negativas!) que estão aderidas à aura (camada invisível que circunda o corpo) podem ser eliminadas com um banho de folhas de fumo, guine e galinhos de arruda. Coloca-se os ingredientes acima numa panela, deixe ferver por cinco minutos, coe; dilua em água fria e jogar no corpo, sempre do pescoço para baixo.



Harmonizando

Para que você se conecte com a vida e fique centrado consigo mesmo, tome um banho com a água de um coco verde (da cabeça aos pés) ,sem esquentar. Também ajuda bastante quem está descompensado emocionalmente, seja por problemas sentimentais ou profissionais.



Ativando o seu dia

Coloque numa panela, raminhos de alecrim, folhas de sálvia (que traz alegria) e folhas de carqueja (que é energizante). Ferva por cinco minutos, coe; dilua em água fria e jogar no corpo, do pescoço para baixo.
 


Descarregando as energias
 

Ao término de um dia cansativo de trabalho, tome um banho de chuveiro ou ducha, mas com a intenção de limpar as energias acumuladas durante o seu dia. Peçamos também à água, durante o banho, que leve as energias que não são nossas ou que não nos servem mais e as transforme. Os dito populares são sábios e muitas vezes trazem um conhecimento de que nos valemos sem saber. Quantas vezes chegamos em casa no fim do dia e dizemos que precisamos de um banho para tirar o peso do dia ou o cansaço.Mas há um porém, quando interagimos com os elementos, precisamos solicitar a eles que façam o que queremos. A água não pode retirar energia de alguém sem que este peça. Permita-se sentir a leveza da água ao retirar de você o que não tem utilidade, seja no banho de chuveiro, no mar ou numa cachoeira.Saudar a água e pedir que leve embora todas as energias ruins que possam estar impregnadas no seu corpo. Uma outra maneira de descarregar as energias acumuladas no seu corpo, é aproveitar um dia de chuva e se deixar beneficiar por essa água, que contém muita energia.
 


Banho Liberador de Tensões

Faça-o sempre que estiver tão envolvida com as preocupações do dia-a-dia que não consegue resolver os problemas.Ingredientes:1 banheira;2 xícaras de farinha de centeio;
10 gotas de alfazema. Encha completamente a banheira com água e acrescente os ingredientes. Deixe que a água atinja uma temperatura agradável a sua pele e se deixe relaxar por, pelo menos, 30 minutos.
 


Tendo paz em casa

Faça como a tribo cherokee, que necessita apenas de água e um ramo de cedro para a limpeza espiritual de uma casa. Mergulhe o ramo de cedro na água, coloque num borrifador e espalhe pelos ambientes.
 


Limpando um ambiente
 

Uma dica para limpar o ambiente- é uma Água para Limpeza: 1- Coloque em uma garrafa: 2 ramos de arruda, 2 ramos de manjericão e 1 colher de sopa de sal grosso. 2-encha a garrafa com água, de preferência pura, mineral , da fonte ou filtrada. 3-faça a seguinte oração: "Que a força do elemento água e das ervas se unam para limpar e cortar toda a energia nociva de minha casa, ou do escritório, etc... Que os deuses abençoem" 4 feche a garrafa e deixe dormir pegando os raios da lua- de preferência nova ou crescente- e retire antes do nascer do sol. 5- pegue um balde, abra a garrafa, entorne no balde - pode acrescentar um pouco de essência de alfazema. 6- vá umedecendo um pano limpo e passe no chão, com um rodo ou com sua vassoura mágica, fazendo a mesma oração. depois, quando sentir o ambiente mais limpo, pode-se fazer sem o sal grosso, sempre que quiser. faça de acordo com a necessidade e intenção. Que a Grande Deusa e o Deus nos iluminem.
 


Espantando os maus fluidos

Coloque, dentro de um copo liso e transparente, água até chegar à dois dedos da borda, misture sal grosso (à vontade). Deixe sempre atrás da porta de entrada principal da sua casa. A cada 24 horas jogue o que restou, da água do dia anterior, no vaso sanitário e o copo pode ser usado novamente, com a água limpa.
 


Banho para paz interior

Paz interior Este banho proporciona proteção espiritual e harmonia interior. Em 1 litro de água mineral fervente, coloque um punhado de folhas frescas de manjericão, sete gotas de essência de baunilha, sete cravos-da-índia e as pétalas de sete rosas brancas. Desligue o fogo e deixe a panela tampada até a mistura ficar numa temperatura agradável. Após tomar seu banho habitual, despeje a infusão no corpo, do pescoço para baixo.
 


Captando as energias pesadas

Encha um recipiente (de vidro ou cerâmica, jamais de alumínio) com água; coloque ao sol, por três horas. Após esse tempo, essa água estará repleta de energia yang ("quente"). Coloque esse recipiente em locais escuros da casa, que tenham sido usados por pessoas doentes ou que estejam impregnados de fluidos nocivos (negativos). A água energizada pelo sol é capaz de promover harmonia.